Subscribe:

Ads 468x60px

Pages

Entendendo o Mecanismo da Compulsão

“O verdadeiro heroísmo consiste em persistir por mais um momento, quando tudo parece perdido.”
O uso de inibidores de apetite é ineficiente para combater as compulsões alimentares porque elas em geral acontecem quando não estamos com fome – embora muitas vezes sejam confundidas com fome.
A compulsão nos faz sentir vulneráveis, pois somos compelidos a repetir um ato contrário a nossa vontade. No caso, temos a impressão que somos controlados pelos alimentos. Agir contra a vontade abala a autoestima de qualquer pessoa: nos sentimos fracos e envergonhados.
A compulsão alimentar tem um tempo de duração limitada que não ultrapassa 20 minutos. É semelhante à sensação do sono: você já sentiu muito sono e, quando pensou que iria dormir esta sensação passou?
O mesmo acontece com a vontade de comer. Opções de mudança: A primeira estratégia com resultados a curto prazo é esperar 20 minutos. O problema é que 20 minutos vai parecer uma eternidade. Use o relógio p/ orientá-lo.
Quando sentir um desejo muito forte de comer e não estiver com fome, comece controlar o tempo até colocar um alimento na boca. Comece com um minuto. É o primeiro passo para desregrar o automatismo. O importante é que você já está controlando uma variável fundamental da compulsão: o tempo.
No momento da compulsão queremos comer tudo que vemos na frente, representada pela frase: “o que aparecer na frente eu como”. Então você terá que planejar o que irá comer. Como a compulsão dura um dado tempo, mesmo que você tenha desejado comer um feijoada, é provável que você acaba ingerindo outra coisa, uma vez que no momento da compulsão queremos saciar a vontade logo. Assim, as pessoas preferem alimentos que já estão prontos e podem ser consumidos com as mãos. O fato de comermos com as mãos nos faz perder o controle de quantidade. Imagine pipocas ou salgadinhos. Veja o quanto é difícil avaliar o quanto comemos.
Opções de mudança: sente-se para comer e utilize talheres. Quanto aos pratos prontos utilize os menos calóricos. Em vez de comer um saco de balas, prefira um iogurte.

"Parte do livro: Soltando as amarras - Emagrecimento e mudança comportamental - Karim Khour"
**

Hoje começa o Desafio by Lu Francesa. 
Bora lá fazer tudo certinho para colhermos bons resultados. Requisitos diários acima =)
Up Date:05/03: consumido 31pontos, saldo: 4 (devia 4 de domingo, agora quites) - OK
2L de Água: OK
Chá Verde: Não, tenho insônia
5x Frutas/legumes: 2
Exercício: NÃO

3 comentários:

LU disse...

Oi Ana!!
Também estou no desafio da Lu Francesa, isso ajuda bastante!!!
bjocas

Ramona disse...

Vim retribuir a visita, adorei te conhecer e suas postagens. Bjs!

Anônimo disse...

Oi Ana! Vim te visitar também. Adorei o trecho do livro que você postou. Eu não sabia nada disso. Dicas valiosas!Obrigado por compartilhar!
Parabéns pela perda de peso!!! Fico feliz por você! :-)
Força!
Um abração!