Subscribe:

Ads 468x60px

Pages

O Diálogo Interno em PNL


Emagrecer pressupõe mudança, que é diferente de proibição ou sofrimento. Associar dieta com sofrimento é por si só estressante. Quem gosta de sofrer? A partir do momento que as dissociações são feitas, as outras transformações tornam-se mais fáceis.

Ao ver um prato que adora evite: “Eu adoraria comer tal alimento, mas não posso”. Troque-o por: “Eu posso comer o que quiser, mas decidi que não quero”. Essa atitude vai ajudá-lo a dissociar restrição de alimento. Essa substituição parece sútil, mas produz grande diferença mental: assumir responsabilidade por sua escolha.

Se você precisa mudar seus hábitos: por que fica falando em comida toda hora? Por que seu principal “passa tempo” é ver receitas? Por que fica arranjando formas de comer uma pizza, porém feita de maneira light?  Nós atribuímos à comida um poder que ela não tem.

Por que é difícil se desfazer destes pensamentos? Porque já repetimos este ato inúmeras vezes e para nossa infelicidade ele já se tornou um hábito. O seu cérebro é feito de programações, por isso a grande capacidade do ser humano de se adaptar, seja para algo ruim ou bom. Logo: todo ato que for repetido inúmeras vezes se tornará um HÁBITO. Cabe a cada um fazer uma reflexão do que estamos tornando um hábito em nossas vidas.

Para mudar de hábito o primeiro passo é: dissociar. Dissociar prazer à comida. Alterar nosso diálogo interior.

O Diálogo Interno em PNL é definido como a conversação constante que se processa em nossa mente, consciente ou inconsciente. Toda afirmação que você faz a respeito de si mesmo programa sua mente inconsciente e esta não reconhece a diferença entre uma experiência real e imaginada. Em outras palavras as afirmações que você faz para si mesmo sustentam atitudes e comportamentos.  O sue cérebro aprende por repetição e prática. Isso significa que, se você repetir para você mesmo certa afirmação durante um dado tempo, você passará a acreditar nela mesmo que ela não seja verdadeira. As afirmações são declarações usadas a fim de programar sua mente para obter um resultado desejado. Elas podem ser limitantes ou não. Nada funcionará até que você mude o jeito que você fala consigo mesmo. 

"Parte do livro: Soltando as amarras - Emagrecimento e mudança comportamental - Karim Khour"

Up Date:29/02/2012: anotado e consumido os 34 pontos, saldo: 1 ponto - OK

4 comentários:

Nina disse...

Oi Ana!
Obrigada pela visita e coment!
Eu emagreci bem ano passado, mas recuperei uma parte do peso... Faz parte!
Adorei teu blog! O foco na questão mental, muito bom, afinal, é o que nos direciona.
Vou voltar mais vezes, sinta se a vontade para retornar.
bjs

Andressa Cristina disse...

Oi flor td bem?
Que bom que começou esta luta!
Irá te trazer muitos benefícios!
Boa sorte!
Estamos juntas...
Beijos

Nat Viegas disse...

Olá Ana!
Obrigada por me visitar! ;)
Que legal ver que tu está tão motivada e buscando mudanças! É isso aí! Pode ter certeza que é super POSSÍVEL, basta lutar por isso!
Pois é, só nesse ano eliminei 10kg... e da maneira mais saudável e conhecida de todas: alimentação equilibrada + atividade física. Não tem mistério nem segredo, só é preciso muita paciência e nunca desistir! Estou na luta para chegar no meu peso ideal e tenho certeza que conseguirei!

Vamos juntaaas?

grande beijo, Nat

JujuQuinha disse...

Oi Ana... que legal que vc passou no meu blog... adorei!!! Vamos manter contato e trocar idéias...
Já vi que tens mais ou menos os mesmos pensamentos que eu. Adoro PNL, adoro pensar positivo, adoro alinhar o corpo e a mente.. e nesse processo de emagrecimento tem que ser asim mesmo...

Então, vc perguntou sobre como estou emagrecendo... Eu faço RA (sim de 3 em 3 horas, não como leite pq sou intolerante, mas as vezes fujo haha, luto contra as milhares festas que vou e tomo muita cerveja, escolho meus alimentos saudáveis, naturais, organicos, integrais, lights e zero, também uso os produtos da herbalife, aprendi muito sobre alimentação saudável com as palstras da Herbalife - sou intérprete de LIBRAS, e acabei colocando em prática)também faço academia na Curves e caminhada com um grupo "Clube da Dieta" aqui de SC. Tenho acompanhamento com endócrino (cuido da tireóide) e com a nutri. Faço massagem (vou voltar agora tô 3 meses parada) e psiciologicamente falando eu me cuido, escuto muitas palestras, livros e filmes sobre PNL, pensamento positivo e tal (adoro!). Ahhh faço um diário alimentar... e o BLOG!!! haha
Falei tudo eu acho hahaha (ufa!!)
Amiga (já te considero assim!) tenho algumas coisinhas no meu blog, sobre minha história e tal... dá uma fuçada lá!!!

Beijão grande
conta comigo!
E eu tb contarei contigo, então capricha aíii!! hehhee

Meu facebook é Juçara Rosa

Beijinhos e boas energias